Instituto São José (Rede Salesiana de Ensino) Queridos alunos, seguidores e interessados no blog:

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Notícia pelo mundo... (Revolta Árabe)

Guerra civil na Síria

De acordo com a ONU, o conflito já deixou mais de 100 mil pessoas mortas e dois milhões de refugiados

Khalil Ashawi/Reuters

A guerra civil na Síria - que já dura dois anos e meio - é discutida agora pelo Congresso dos Estados Unidos e outros países ocidentais, como França, que analisam a possibilidade de uma intervenção militar. A discussão ocorre após a denúncia de opositores sírios de que o regime do presidente Bashar Assad usou armas químicas em um ataque em Ghouta, subúrbio de Damasco.
EUA, França e Grã-Bretanha concluíram que o governo de Assad foi o autor do massacre de 21 de agosto de 2013, que deixou 1.429 mortos, sendo 426 crianças. A Rússia afirma que o ataque foi realizado por rebeldes e é contra uma intervenção na Síria.
Após o secretário de Estado John Kerry afirmar que os EUA têm a certeza de que gás sarin foi usado no ataque, o presidente americano, Barack Obama, iniciou uma ofensiva para obter a aprovação do Congresso e atacar a Síria.

Obama afirma que uma eventual ação na Síria será proporcional, limitada, não envolverá a entrada de tropas americanas no país e não tem o objetivo de derrubar o regime de Assad. "Isso não é Iraque e não é Afeganistão", afirmou, em referência às guerras nas quais os EUA se envolveram na última década.
O presidente ressaltou que a importância do possível ataque não se restringe à Síria e tem o objetivo de enviar uma mensagem a todos os países que violem tratados internacionais. Se o uso de armas químicas não for punido, observou, isso fará com que normas que proíbem a proliferação nuclear "não signifiquem muito".

O conflito na Síria deixou até agora, segundo a ONU, mais de 100 mil mortos, dois milhões de refugiados. Relatório das Nações Unidos classifica a guerra de "grande tragédia do século 21". "A Síria transformou-se na grande tragédia deste século, uma calamidade em termos humanos com um sofrimento e deslocamento de populações sem precedentes nos últimos anos", afirma António Guterres, do Acnur.

Fonte: http://topicos.estadao.com.br/siria. Acesso em 25 de setembro de 2013.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos leitores:
Deixem seus comentários, eles são importantes para nós!
Abraços,
Editoras do Blog.